quarta-feira, 24 de setembro de 2008

III SIMPÓSIO DE JORNALISMO DE ALTO ARAGUAIA “A REGIONALIZAÇÃO MIDIÁTICA”.

28 a 31/10/2008.

Os alunos interessados em participar das comunicações, deverão se inscrever até o dia 17/10/2008, na Agência Júnior de Jornalismo – Focagen.

As comunicações acontecerão no 2.º e 3º dias do III Simpósio de Jornalismo de Alto Araguaia. Serão apresentadas por professores e alunos inscritos previamente. Serão apresentadas em mesas de dois comunicadores, com 20 min. de apresentação para cada trabalho e 10 min. de debate.

Sobre as Comunicações:
As inscrições para comunicações podem ser feitas individualmente ou em dupla (o que sugere a formação de uma mesa), no Departamento de Comunicação Social.
No ato da inscrição, os interessados devem entregar um resumo (cópia impressa e em disquete), contendo um resumo com no máximo de 100 palavras e 3 a 5 palavras-chaves e o título da comunicação.
No evento, após a apresentação das comunicações, cada participante deve entregar uma cópia impressa do trabalho e outra cópia em disco ou disquete, em envelope devidamente identificado.
Havendo necessidade de usar algum material de apoio, a solicitação deve ser feita na ficha de inscrição.
O tempo destinado à apresentação das Mesas é de uma hora. O tempo será de vinte minutos para cada participante da Mesa, e mais dez minutos destinados ao debate.
Os alunos que desejarem apresentar comunicações devem procurar um professor da Instituição e da área para solicitar orientações, ou seja, todo trabalho deverá apresentar um orientador vinculado a uma IES.

Da configuração do texto impresso e em disquete:

As cópias dos trabalhos devem ter o seguinte formato:
Os trabalhos devem ter de 6 a 10 páginas; Fonte: Times New Roman; Nº da fonte para corpo de texto: 12; Espaço para corpo de texto: 1,5; Nº da Fonte para citação direta de mais de 3 linhas (que deve vir em destaque): 10; Espaço para citação direta de mais de 3 linhas (que deve vir em destaque): simples; As notas devem estar em fonte 10 e espaço simples; É fundamental que as referências estejam completas, pois os trabalhos apresentados serão analisados para possível publicação; Todos os trabalhos deverão seguir a Normas ABNT Vigentes.


INFORMAÇÕES: Agência Júnior de Jornalismo – FOCAGEN
e-mail: focagen.unemat@gmail.com
IIIsimposio-jornalismo@hotmail.com

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

VENHA PARA A UNEMAT


O Campus Universitário de Alto Araguaia oferece oportunidades para você ser jornalista ou professor. São três cursos: Bacharelado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo; Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Inglês, Português e Literatura. E o curso de Licenciatura em Comunicação.

Todos são noturnos com isso pode-se conciliar trabalho/estudo. Faça a prova aqui no município e experimente o que poderá seu lar pelos próximos quatro anos.







segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Vozes da multidão



Horas antes do show os fãs começam a chegar. Ocupam o espaço em frente ao palco montado próximo ás margens do rio Araguaia. No dia 05 de setembro, em Alto Araguaia-MT, uma multidão de gente aguarda a chegada dos artistas da festa. “Depois de comprar todos os CDs e ouvir todas as músicas vou viver a emoção de vê-los cantarem ao vivo”. Diz Bruna Cristina, estudante, 23. Ansiosa para ver a entrada de Gino e Geno no palco. Chegou três horas antes com o namorado e amigos vindos de Santa Rita para não perderem um lugar bem próximo da dupla.

A multidão era composta por pessoas de todos os jeitos. Alguns se encostavam num cantinho tímidos para aguardarem o inicio da festa. Outros mais extrovertidos queriam ficar bem próximos ao palco. Traziam caixas de cerveja para não perder tempo, nem o lugar. Que neste caso custava caro - Os vendedores ambulantes cobravam o dobro do preço nas bebidas servidas no meio do povo.

Na escada que dá acesso ao palco, vez ou outra aparece alguém querendo subir, insistindo. Lá embaixo, o público ansioso. Assiste concentrado. Alguns gritam, levantam as mãos. Dançam e alguns ficam inertes como se não quisessem perder um segundo do momento raro.

Segundo os organizadores do Festival Náutico haviam na sexta-feira (5), mais ou menos quinze mil pessoas. Entre elas estava a aposentada Francisca Ferreira Gouveia, 75. Não habituada a este tipo de evento reclama da aglomeração de pessoas em sua volta e do empurra, empurra durante o tempo de espera. “Esse show teria que ser realizado às três horas da tarde porque à noite não enxergo nada.”, reclamou preocupada em não conseguir ver Gino e Geno.

A dupla sertaneja pisa no palco e começa a onda humana. É neste momento que começa a apreensão do segurança de palco Rodrigo Guimarães, 25. Relata que ao ver a multidão forçar a barreira “o povo vem pra cima e a gente acha que vai estourar a barricada, dá uma medo e vontade de correr”.

As muitas vozes da multidão se convertem num só coro e cada um do seu jeito faz a festa no Festival que de Náutico só tem o nome.