terça-feira, 25 de novembro de 2008

Fenaj apresenta propostas para regulamentação do jornalismo

A federação Nacional dos Jornalistas apresenta hoje (25), ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) propostas de regulamentação da profissão. Segundo o presidente da Fenaj, Sérgio Murillo, o projeto terá quatro pontos principais: a exigência do diploma para todas as atividades que envolvem o jornalismo, repórter-fotográfico, repórter-cinematográfico, diagramador e ilustrador; o fim do provisionamento; a possibilidade de o jornalista exercer a função mesmo sem a faculdade em cidades onde elas não existam, uma melhor descrição das atividades de assessor de imprensa e professor de técnicas de jornalismo, para que exerçam a profissão apenas com o registro profissional; e a garantia de estágios bem-remunerados para estudantes de jornalismo.

Fonte: comunique-se

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Um bom currículo vale a pena

Como diz o ditado a primeira impressão é a que fica. Então o currículo como primeiro contato com o empregador deve ser bem feito e elaborado, pois é a porta de entrada para um emprego ou estágio. Deve conter informações relevantes da trajetória do candidato, claro e objetivo.

Para quem quiser ver o meu é só clicar http://lattes.cnpq.br/0479713208425501

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Jornalista humaniza o relato e se passa por cego

Com um protetor ocular o jornalista Fabiano Ormaneze foi às ruas e mostrou a realidade dos deficientes visuais. Professor da matéria na faculdade de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), interior de São Paulo, ele atua há dois anos como repórter do Correio Popular, da mesma cidade. Em Sua matéria "Ensaio sobre a cegueira" simula ser cego por um dia na região central do município.

Para o reporter esta foi a reportagem que mais trouxe retorno de leitores. "Senti que as pessoas esperam por coisas mais diferentes no jornal; elas querem assuntos que fujam do tradicional. Como um e-mail que eu recebi que afirmava que minha matéria 'trouxe um pouco mais de alma ao jornal'", contou o repórter.

para ler a matéria completa clique no link portal da imprensa

Eu como blogueiro e estudante de jornalismo tenho percebido que a maioria dos jornais tem deixado de inovar, exemplos de reportagens como está nos incentivam e mostram que a pauta não tem que ser "fantástica" ou "espetacular". O que vale é o tratamento dado a ela pelo jornalista. Então me desculpem os colegas acadêmicos e os profissionais locais de Alto Araguaia, que ainda usam como desculpa para não produzirem reportagens interessantes - as pautas são poucas em cidades do interior.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Acadêmicos de jornalismo lançam livro

Alunos de Jornalismo da Unidavi (Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí) lançam livro na disciplina de Fotojornalismo. As fotos e textos foram feitos pelos acadêmicos. O livro tem 84 páginas, com as reproduções em preto e branco. As fotos que compõem a obra fazem parte também da exposição fotográfica que acontece durante o CONJOR 2008 - Congresso de Jornalismo da Unidavi, nos dias 12, 13 e 14, na Unidavi.

Ta aí gostei da idéia! Que tal ao invés de um livro de fotojornalismo escrevermos um livro de reportagens.

Fonte:
http://www.adjorisc.com.br

domingo, 9 de novembro de 2008

"Erros" de puliça


coletânea de pérolas é obra de um Tenente Coronel da Polícia Militar de Minas Gerais, que ganhou notoriedade após expor o conteúdo de seu livro no Programa do Jô Soares. Ele disse que todas as frases foram originalmente coletadas dos livros e relatórios de registro policial.

Concordo com os lingüistas que no ato da comunicação o importante é ser entendido pelo receptor. No entanto na escrita temos que nos ater a certos cuidados. O conteúdo abaixo mostra mais do que “erros” de português. Revela a instituição, o problema não está na escrita, mas na falta de critérios na escolha e capacitação do profissional que o estado nomeou como seu representante. Então vamos rir de nossa ignorância:

1- “Senhor delegado, deu entrada no Pronto-Socorro Municipal o cidadão, vítima de ‘gargalhada’. ‘Gargalhada’ no peito, no rosto e nas costas. Segue anexo um ‘gargalho’ de garrafa.”

2- “O veículo, durante o acidente, teve amassamento no pára-choques e nos pára-lamas dianteiros, sendo que não pudemos colher melhores dados, devido à vítima haver fugido a ‘galope".

3- “O condutor foi preso em flagrante por estar dirigindo em velocidade ‘incombatível’ com o local.”

4- “Ocorreu um ‘abarroamento de pessoas’.” “Os conduzidos, além da algazarra, ainda xingavam a todos com palavra de baixo ‘escalão”.

5- “Demos cobertura à ambulância na condução de um ‘débito mental’ até o PSM”.

6- “O condutor do veículo colocava em risco a segurança das pessoas, pois estava dando ‘cavalo de Paulo’ na rua.”

7- “Chegando ao local, encontramos a vítima caída ao solo, aparentando ter cometido um ‘homicídio contra si mesmo’.”

8- “No histórico da ocorrência, constava como objeto apreendido: duas latas de cera ‘Odd’ e uma lata de cera ‘PPO’. [Comentário meu: sim, uma das latas estava de cabeça para baixo].

9- “Formava uma ‘língua de fogo que lavava a rua’.”

10- “O cidadão machucou o ‘membro do rosto’.”

sábado, 8 de novembro de 2008

Câmara de Alto Araguaia faz homenagem a ProvocAção


O jornal laboratório ProvocAção acabou de nascer, mas já da frutos. Em reconhecimento pelo periódico que é uma das bases para consolidação do curso de Comunicação Social, a câmara municipal de Alto Araguaia concede Moção de Aplauso. É importante o reconhecimento público, principalmente para o incentivo dos acadêmicos que enfrentam inúmeras dificuldades por serem a primeira turma de jornalismo da Unemat.

Prêmio nacional de Jornalismo Dom Pedro Casaldáliga



A premiação tem a finalidade de reconhecer e estimular a produção de reportagens jornalísticas sobre o tema trabalho escravo em Mato Grosso. São R$120mil em prêmios que serão divididos entre as categorias: jornal impresso, revistas impressas, rádio, televisão e mídia on-line.

As inscrições poderão ser realizadas no período de 08 de agosto de 2008 a 09 de fevereiro de 2009, sendo considerada a data de postagem registrada no envelope contendo a ficha de inscrição. Apenas jornalistas que possuam registro profissional definitivo poderão participar.

O formulário de inscrição poderá ser obtido no site do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, através do endereço www.mp.mt.gov.br/premio, e enviado para Departamento de Imprensa e Comunicação Social - Prêmio Nacional de Jornalismo Dom Pedro Casaldáliga Endereço: Rua 06, s/nº, Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT, CEP 78050-070 Edifício sede da Procuradoria Geral de Justiça.

Em caso de dúvida acessar o site do Ministério Público de Mato Grosso ou obter informações pelo telefone (065) 3613 1632.