quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Jornalista humaniza o relato e se passa por cego

Com um protetor ocular o jornalista Fabiano Ormaneze foi às ruas e mostrou a realidade dos deficientes visuais. Professor da matéria na faculdade de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), interior de São Paulo, ele atua há dois anos como repórter do Correio Popular, da mesma cidade. Em Sua matéria "Ensaio sobre a cegueira" simula ser cego por um dia na região central do município.

Para o reporter esta foi a reportagem que mais trouxe retorno de leitores. "Senti que as pessoas esperam por coisas mais diferentes no jornal; elas querem assuntos que fujam do tradicional. Como um e-mail que eu recebi que afirmava que minha matéria 'trouxe um pouco mais de alma ao jornal'", contou o repórter.

para ler a matéria completa clique no link portal da imprensa

Eu como blogueiro e estudante de jornalismo tenho percebido que a maioria dos jornais tem deixado de inovar, exemplos de reportagens como está nos incentivam e mostram que a pauta não tem que ser "fantástica" ou "espetacular". O que vale é o tratamento dado a ela pelo jornalista. Então me desculpem os colegas acadêmicos e os profissionais locais de Alto Araguaia, que ainda usam como desculpa para não produzirem reportagens interessantes - as pautas são poucas em cidades do interior.

Nenhum comentário: