sexta-feira, 24 de outubro de 2008

CERTIDÃO DE NASCIMENTO


Como se aprende a ser jornalista? Provavelmente, muitos profissionais e professores de Jornalismo responderiam que se aprende “fazendo jornalismo”. Nesse contexto, os veículos laboratoriais tornaram-se, ao longo dos anos, o espaço de prática jornalística por excelência do acadêmico que almeja o título de Jornalista.

Durante a disciplina de Reportagem e Redação II, no quarto semestre de jornalismo, em 2007, frente a muitos desafios a serem vencidos ao longo do curso, houve momentos em que os alunos começaram a se “sentir jornalistas” . Um desses momentos veio com a proposta do professor Roberto Reis de Oliveira de criar um jornal laboratório.

Para desenvolver as atividades, os grupos de alunos foram estimulados a sugerir nome, proposta editorial, periodicidade, formato e o conteúdo do jornal. Esse impresso seria o resultado da coleta das idéias dos acadêmicos do quarto semestre do curso. Formados por três discentes cada, os grupos trouxeram várias idéias: Unemat em Foco, Lado B, Provocação, Três divisas, Quero-quero, Sem Fronteiras.

Dentre as sugestões, foi escolhido através de uma votação, o nome Provocação. O nome foi dividido ao meio para dar um sentido ambíguo, que viesse ao encontro da proposta editorial. Em um primeiro momento, a leitura permitida da palavra Provocação, tem o sentido literal de “provocar, incitar e importunar”. Num segundo momento, tomando a palavra separadamente (Provoc – Ação), vem à tona o sentido de provocar mudanças no âmbito pessoal e social.

Proposta editorial definida: informar e despertar consciência crítica para que se possa cumprir o papel social relevante de contribuir na formação de novos jornalistas. Conteúdos: sem cadernos fixos, mas integrado por variedades com charges, reportagens, artigos, crônicas, curiosidades e calendários de eventos.

Partindo do princípio de que seria a opção economicamente viável, na opinião do professor, foi estabelecido uma periodicidade mensal e o formato: tablóide europeu (o termo tablóide designa um formato de jornal surgido em meados do século XX, no qual cada página mede aproximadamente a metade do tamanho de um jornal standard).

O leiaute do jornal foi definido em reunião entre alunos do quarto semestre e o professor Aroldo Abreu, responsável pelo design.

Após a definição dessas etapas, cada aluno “vestiu a camisa de foca” e escolheu uma pauta para desenvolver uma reportagem. As que tinham semelhança foram discutidas entre os alunos para a troca de sugestões e equalização das informações.

Essas reportagens ficaram guardadas com o professor Roberto Reis por um semestre até o início da disciplina de Planejamento Gráfico I, no quinto semestre, quando o professor Alfredo Costa sugeriu direcionar a disciplina para retomar o projeto do jornal laboratório, conforme previsto na Ementa da disciplina, unindo esforços com o jornal Mural “O Paredão”, tornando-o mais um veículo de comunicação da Focagen - Agência Júnior de Jornalismo Unemat - Campus Universitário de Alto Araguaia.

Este é, portanto, o registro do nascimento do “ProvocAção”, jornal laboratório que tem como objetivo contribuir para formar jornalistas no “fazer jornalístico”.


Um comentário:

Roberto Reis disse...

Fico duplamente feliz ao encontrar esse blogue.
Primeiro, pela atitude de seu ator, um rapaz que sempre interessado, aplicado e cr'itico.
Segundo, por fazer parte desta "Certid'ao de Nascimento".
Parab'ens e obrigado.