domingo, 12 de outubro de 2008

PERFIL: Jairo Plateiro

Não satisfeito com respostas dadas as suas dúvidas existenciais que, ora a família, ora o padre católico, lhe diziam, ser coisa de Deus. Jairo Barbosa de Souza, ainda adolescente, resolveu procurar respostas através de uma peregrinação. Passou pela Umbanda, Quimbanda, Candomblé, em todos os templos evangélicos que conseguiu ter acesso, viajou pelo Budismo, converteu-se ao Seicho-no-ie e como em nenhuma dessas filosofias encontrou respostas que procurava, terminou freqüentando centros espíritas.

Ao encontrar a doutrina espírita ele conseguiu acalmar o seu coração. Aglutinou idéias de Jesus Cristo e dos grandes espíritos que passaram pela terra. Um deles, em especial, Mohirei Ueshiba, criador do Aikidô, uma arte marcial que passou a ser praticada por Jairo. Da filosofia ele assimilou que é na morte que se encontra a verdadeira vida. Para ele a vida é um aprendizado e a nossa passagem por aqui tem a finalidade de evoluir, “há coisas que só se pode fazer estando fisicamente vivo”.

Jairo Barbosa de Souza é professor de Aikidô, arte marcial espiritualizada, que não tem competições e cujo treino procura desenvolver sentimentos de fraternidade e cooperação. Pratica meditação. Tem respeito por todas as religiões, contudo evita as que buscam o lado negativo. Sonha adquirir estabilidade financeira e poder viajar ao menos uma vez ao ano, casar-se e ter filhos gêmeos.

Embora adepto de filosofias que pregam a paz seus pensamentos vão ao encontro do filósofo Karl Marx, quando diz que é impossível viver em paz se não houver conflito, e que os movimentos sociais são necessários para reduzir as diferenças.

Ao lembrar-se de conflitos, recorda o pior que já viveu individualmente. Menino ainda passou a maior vergonha de sua vida. Estava no banheiro da escola e ao subir o zíper prendeu o pinto. Foi preciso a intervenção da tia “Nega”, uma funcionária para desenroscar o zíper. “Não vai doer nada”, disse com delicadeza, enquanto de uma vez só desfez seu desconforto. “Doeu muito”, lembra Jairo.

Jairo Plateiro, sobrenome da mãe que resolveu adotar preferencialmente, também é praticante de esportes radicais, Skate-board e Grass-board. E em seus planos abriga a fundação de uma associação esportiva, com nome de “Fusão”, para incentivar a prática de esportes extremos. Para ele o esporte é uma ferramenta social que é capaz de tirar pessoas da pobreza e de más inclinações, porque através das práticas esportivas é possível trabalhar, o corpo, a mente e o espírito.

Nenhum comentário: